sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Concurso

I – INICIATIVA PARA ASSINALAR O DIA DA INTERNET SEGURA
Desenvolvida no âmbito da utilização dos dispositivos móveis e da Internet, esta iniciativa tem como objectivos principais:§ Desenvolver princípios de cidadania digital.Consciencializar para a utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis.Desenvolver competências no âmbito da utilização das TIC.Incentivar a criatividade e a produção de textos.
1. Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura:
História 1: Agente duplo
Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…
História 2: Sorte grande!
A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.
História 3: Tentações
A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.
História 4 - O melhor preço
Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.
História 5: Que chato!
O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…
2.O desenvolvimento da história é livre, deixando a criatividade à solta, mas fará referência aos possíveis problemas associados ao uso de dispositivos móveis e da Internet.
3.O trabalho deve obedecer às seguintes normas:
Texto da históriao - N.º de páginas – 1.o - Formato – A4 vertical, Arial, tamanho 11, espaçamento simples.§ As ilustrações (caso existam) não podem exceder 1 página A4, vertical, num dos formatos correntes de imagem. Para o desenvolvimento do trabalho sugere-se a consulta dos seguintes sites:
- DESTINATÁRIOS
1. Alunos de todos os níveis de escolaridade dos estabelecimentos de ensino público e privado. 2. A participação pode assumir duas modalidades – individual ou em grupo.
III - IDENTIFICAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS
1. As histórias deverão conter os seguintes elementos de identificação:
Nome da Escola
Nome(s) do(s) aluno(s) participantes e ano de escolaridade
Nome(s) do(s) professor(es) responsável(eis)
2.Os trabalhos deverão ser submetidos através do seguinte endereço de correio electrónico: historia-net@dren.min-edu.pt .
3.Este endereço poderá ser utilizado, ainda, para responder a dúvidas, prestar esclarecimentos relativos à iniciativa e resolver todos os casos omissos.
IV - PRAZO DE ENVIO
1. Os trabalhos deverão ser enviados, impreterivelmente, até às 24 horas do dia 7 de Fevereiro de 2010.
V – DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO
1. Todos os participantes receberão uma diploma alusivo à iniciativa.
2. Todas as histórias que se enquadrem no tema proposto serão objecto de publicação, em livro digital, no dia 9 de Fevereiro de 2010.
3.Os autores das três narrativas que, pelas suas características específicas, sejam passíveis de adaptação cinematográfica, serão convidados a participar na criação de um guião literário que possibilite a produção de um vídeo.

Como elaborar um questionário

O que é um questionário?

Um questionário é um instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interacção directa entre estes e os inquiridos.

Utilidade e importância dos questionários

Um questionário é extremamente útil quando um investigador pretende recolher informação sobre um determinado tema. Deste modo, através da aplicação de um questionário a um público-alvo constituído, por exemplo, de alunos, é possível recolher informações que permitam conhecer melhor as suas lacunas, bem como melhorar as metodologias de ensino podendo, deste modo, individualizar o ensino quando necessário.
A importância dos questionários passa também pela facilidade com que se interroga um elevado número de pessoas, num espaço de tempo relativamente curto.
Estes podem ser de natureza social, económica, familiar, profissional, relativos às suas opiniões, à atitude em relação a opções ou a questões humanas e sociais, às suas expectativas, ao seu nível de conhecimentos ou de consciência de um acontecimento ou de um problema, etc.

Construção das questões

Sempre que um investigador elabora e administra um inquérito por questionário, e não esquecendo a interacção indirecta que existe entre ele e os inquiridos, verifica-se que a linguagem e o tom das questões que constituem esse mesmo questionário, são de elevada importância.
Assim, é necessário ser cuidadoso na forma como se formula as questões, bem como na apresentação do questionário.

Na elaboração de um questionário é importante, antes de mais, ter em conta as habilitações do público-alvo a quem ele vai ser administrado. É de salientar que o conjunto de questões deve ser muito bem organizado e conter uma forma lógica para quem a ele responde, evitando-as irrelevantes, insensíveis, intrusivas, desinteressantes, com uma estrutura (ou formato) demasiado confusos e complexos, ou ainda questões demasiado longas.
Deve, o investigador, ter o cuidado de não utilizar questões ambíguas que possam, por isso, ter mais do que um significado, que por sua vez, levem a ter diferentes interpretações. Não deve incluir duas questões numa só (double-barrelled questions), pois pode levar a respostas induzidas ou nem sempre relevantes, além de não ser possível determinar qual das “questões” foi respondida, aquando o tratamento da informação.
O investigador deve ainda evitar questões baseadas em pressuposições, pois parte-se do princípio que o inquirido encaixa numa determinada categoria e procura informação baseada nesse pressuposto.
É também necessário redobrar a atenção ao formular questões de natureza pessoal, ou que abordem assuntos delicados ou incómodos para o inquirido.
As questões devem ser reduzidas e adequadas à pesquisa em questão. Assim, elas devem ser desenvolvidas tendo em conta três princípios básico: o Princípio da clareza (devem ser claras, concisas e unívocas), Princípio da Coerência (devem corresponder à intenção da própria pergunta) e Princípio da neutralidade (não devem induzir uma dada resposta mas sim libertar o inquirido do referencial de juízos de valor ou do preconceito do próprio autor).


Tipos de questões

Existem dois tipos de questões: as questões de resposta aberta e as de resposta fechada. As questões de resposta aberta permitem ao inquirido construir a resposta com as suas próprias palavras, permitindo deste modo a liberdade de expressão. As questões de resposta fechada são aquelas nas quais o inquirido apenas selecciona a opção (de entre as apresentadas), que mais se adequa à sua opinião. Também é usual aparecerem questões dos dois tipos no mesmo questionário, sendo este considerado misto.
Ao administrar o questionário, o investigador selecciona o tipo de questão a apresentar de acordo com o fim para o qual a informação é usada, as características da população em estudo e o método escolhido para divulgar os resultados, tendo em conta as vantagens e desvantagens de cada tipo de respostas.

TIPO DE QUESTÕES VANTAGENS DESVANTAGENS

Resposta aberta
Vantagens
 Preza o pensamento livre e a originalidade;
 Surgem respostas mais variadas;
 Respostas mais representativas e fiéis da opinião do inquirido;
 O inquirido concentra-se mais sobre a questão;
 Vantajoso para o investigador, pois permite-lhe recolher variada informação sobre o tema em questão.
Desvantagens

 Dificuldade em organizar e categorizar as respostas;
 Requer mais tempo para responder às questões;
 Muitas vezes a caligrafia é ilegível;
 Em caso de baixo nível de instrução dos inquiridos, as respostas podem não representar a opinião real do próprio.

Resposta fechada
Vantagens
 Rapidez e facilidade de resposta;
 Maior uniformidade, rapidez e simplificação na análise das respostas;
 Facilita a categorização das respostas para posterior análise;
 Permite contextualizar melhor a questão.
Desvantagens
 Dificuldade em elaborar as respostas possíveis a uma determinada questão;
 Não estimula a originalidade e a variedade de resposta;
 Não preza uma elevada concentração do inquirido sobre o assunto em questão;
 O inquirido pode optar por uma resposta que se aproxima mais da sua opinião não sendo esta uma representação fiel da realidade.



Tipos de questionários

A aplicação de um questionário permite recolher uma amostra dos conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. Deste modo é importante ter em conta o que se quer e como se vai avaliar, devendo haver rigor na selecção do tipo de questionário a aplicar de modo a aumentar a credibilidade do mesmo.
Existem três tipos de questionários: questionário aberto, fechado e misto. O questionário do tipo aberto é aquele que utiliza questões de resposta aberta. Este tipo de questionário proporciona respostas de maior profundidade, ou seja dá ao sujeito uma maior liberdade de resposta, podendo esta ser redigida pelo próprio. No entanto a interpretação e o resumo deste tipo de questionário é mais difícil dado que se pode obter um variado tipo de respostas, dependendo da pessoa que responde ao questionário.
O questionário do tipo fechado tem na sua construção questões de resposta fechada, permitindo obter respostas que possibilitam a comparação com outros instrumentos de recolha de dados. Este tipo de questionário facilita o tratamento e análise da informação, exigindo menos tempo. Por outro lado a aplicação deste tipo de questionários pode não ser vantajoso, pois facilita a resposta para um sujeito que não saberia ou que poderia ter dificuldade acrescida em responder a uma determinada questão. Os questionários fechados são bastante objectivos e requerem um menor esforço por parte dos sujeitos aos quais é aplicado.
O outro tipo de questionário que pode ser aplicado, tal como já fora dito, são os questionários de tipo misto, que tal como o nome indica são questionários que apresentam questões de diferentes tipos: resposta aberta e resposta fechada.
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